Seguidores

domingo, 26 de janeiro de 2014

Limpeza de porcelanato polido

Oi meninas!!! Tudo bem???
Por aqui tá tudo tranquilo... Graças a DEUS!!!
Bem, hoje resolvi falar sobre a limpeza do porcelanato, já que muitas pessoas costumam ter muitas dúvidas sobre o dito cujo, mas para isso será necessário começar desde o inicio  da minha relação com o mesmo. No inicio acreditava que um paninho molhado com água e algumas gotinhas de detergente resolveriam o problema e assim eu seguiria feliz da vida...Rsrsrsrsrs. Que ilusão!!!!
Com o passar do tempo fui observando que o brilho já não era mais o mesmo, ele estava mais opaco e seu rejunte de bege estava negro!!!!! Fiquei preocupada com esta situação e resolvi pesquisar na internet e tbm com minhas amigas blogueiras a forma mais indicada para contornar essa situação que me incomodava.
Depois de muito pesquisar e ter realizado varias experiências...  







A limpeza que mais deu resultado foi: Varrer com a vassoura de pelos ou então passar o aspirador de pó para retirar a sujeira mais visível aos nossos olhos. Feito isso, misturar em um balde água até a metade, algumas gotas de detergente (20 gotas mais ou menos) e 3 colheres de sopa de cloro. Lavar o porcelanato com esta mistura, esfregando o rodo com um pano limpo e, após, puxar a água com o rodo, para então, passar um pano limpo e úmido  para retirar o resto de produtos.
Resultado: Porcelanato limpinho e brilhando, deixando no lar um cheirinho maravilhoso de limpeza.
Importante - Para deixar o rejunte clarinho como novo, misture: CIF com algumas gotas de água e esfregue com uma pequena escova por algum tempo, até que a sujeira vá se soltando do rejunte e voltando a sua antiga cor. Meninas, essa parte é mais cansativa, pois o CIF tem um fino pó e se vc não jogar muita água para retirar todo o produto, seu porcelanato polido ficará todo embaçado ao secar e aí o trabalho será em vão. Seguindo estes passos, o resultado é surpreendente!!! Verdade, fica maravilhosooooo!!!!
Bem, trabalho dá...Mas para quem gosta de ter a casinha limpa e cheirosa é assim mesmo!!!
Graças a DEUS tenho minha ajudante 2 vezes na semana, que está comigo há mais de 2 anos, e mantém a limpeza em ordem. No resto da semana, passo a vassoura de pelos evitando, sempre que posso, passar o pano úmido para não encardir o rejunte novamente.   
Bom, esta é a técnica que vem dando certo em meu porcelanato. Não o manchou e o deixa brilhando. Contudo, não posso garantir que seja aplicável em todos os tipos de porcelanato, em razão dos esmaltes e composições diversas. Este post é apenas informativo da experiência que vem dando certo aqui em casa. Nosso porcelanato é da marca Portobello 60x60 Domus Marble. Se você tem outra forma de manter limpo o seu porcelanato e quiser compartilhar, fique à vontade.
Beijos e excelente semana!!! Fiquem com DEUS!!!


51 comentários:

  1. O meu é da mesma marca amiga...uso cloro no porcelanato fosco, no polido não tive coragem ainda...mas realmente ficou lindo...por coincidencia, meu post de amanhã (hj...já passa da meia noite né?) será sobre limpeza de rejunte...vou postar a experiencia q tive com um produto q usei...mas não é no polido não...é no fosco. Adorei a dica! Ótima semana! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia
      A marca do nosso porcelanato é muito boa...Para utilizar o cloro primeiro testei em uma pequena parte, depois de um tempo vi que não teve manchas e o deixou limpinho...Só então tive coragem de lavar ele todo com essa mistura...rsrsrsrsrs. Ficarei aguardando seu post sobre o rejunte, heim!!! Muito bom trocar experiências sobre esses assuntos que nos ajudam muito no nosso dia a dia!!!
      Beijocas

      Excluir
  2. Adorei a dica, e seu porcelanato ficou brilhando como antes! Funcionou mesmo!
    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana
      Obrigada pela visita!!! Porcelanato polido precisa ter esse brilho, né?!?
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Kelly!
    Ótimo post!!
    No momento estou usando água, álcool e amaciante de roupas e deixa um brilho lindo e um cheirinho ótimo na casa!!! O álcool desinfeta e tira manchas, como de tintas, e o amaciante limpa, dá o brilho e o perfume... as vezes coloco um pouco de saponáceo líquido junto na água!!
    Estou precisando de dicas para desencardir o porcelanato esmaltado da garagem e dos banheiros, muda a mínima coisa do acetinado, ficaram expostos na obra e como são clarinhos não tem jeito de limpar (barro e cimento), ainda não usei o pós obra pesado neles, só o leve e não deu resultado :(
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi
      Sua dica tbm é maravilhosa...imagino o cheirinho gostoso que deve ficar pelo uso do amaciante. Vou testar sua dica tbm, depois te conto o resultado!!!
      Para limpar o porcelanato esmaltado eu costumo passar produtos como: Mr. músculo, Veja, cloro mais forte, não tenho tanto cuidado como tenho com o polido. Até porque minha cozinha e área gourmet ficam mais engorduradas necessitando de uma limpeza mais pesada...uso sem medo, mas acredito que isso não sirva para todos os tipos de porcelanato esmaltado, não é mesmo...
      Beijocas.

      Excluir
    2. Oi Kelly!
      Faz o teste mesmo e me conta!! :)
      Pois então, Veja e Mr. Músculo já usei também no esmaltado, até no polido, mas não deu resultado contra o encardido... e cloro mais forte é uma marca? E qual cloro você usa no polido? É tipo alvejante, QBoa? rsrs
      Beijão!

      Excluir
  4. Oi Kelly!
    Excelente dica!! Ainda não coloquei o porcelanato mas já estou pesquisando como limpá-lo rs..

    Estamos construindo e não vejo a hora de estar tudo prontinho!!

    Meu blog http://acasinhadathamy.blogspot.com/

    Dá uma olhadinha se está ficando bom ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamy
      Vc tem toda razão em procurar informações antes da compra, assim vc não terá grandes surpresas no momento da limpeza...
      Te farei uma visita em breve!!!
      Beijocas.

      Excluir
  5. Adorei as dicas comprei o porcelanato sem pensar na limpeza. Só agora é que me dei conta do trabalhao que dá kkkk. Agora ja foi né?

    Beju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mah
      Até que o trabalho não é dos piores...o segredo é não ficar passando pano molhado, pois é isso que vai encardindo o porcelanato.
      Obrigada pela visita!!!
      Beijocas.

      Excluir
  6. Oi Kelly..

    Que post otimo! Adorei as dicas....ainda não tenho no apê...mas vou usar na minha casa!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais
      Fico feliz em saber que gostou das dicas!!! É sempre muito bom dividir com vcs o que deu certo no meu cantinho. Volte sempre!!!
      Beijocas.

      Excluir
  7. Oi Thais
    Fico feliz em saber que gostou das dicas!!! É sempre muito bom dividir com vcs o que deu certo no meu cantinho. Volte sempre!!!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Kelly! Porcelanato dá trabalho pra limpar, mas que o danado é bonito, isso é rs! Acho que compensa todo o esforço né?
    O meu da cozinha limpo com cif e alvejante. Fica limpinho que só!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseli
      Eu tbm me rendi ao brilho e a beleza do porcelanato...e tô com vc dá trabalho mais vale à pena!!!!
      Obrigada pela visita!!!!
      Beijocas

      Excluir
  9. Ai que beleza isso de limpar a casa com um bom jato d'agua!!! Aqui no Canada os banheiros, as cozinhas alias na casa toda nao existem ralos. Claro dentro do chuveiro e das banheira sim, mas nao e possivel lavar a casa assim com agua. Existem por aqui trocentos produtos de limpeza diferentes assim como inumeras maquinas, mas nao ha nada melhor eu acho do que uma boa magueira d'agua e sabao pra deixar uma casa realmente limpinha. Seu piso ficou maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose
      Que bom poder ter essa troca de informação entre nós...Enriquecedor, não é mesmo?!?
      Olha, mesmo não tendo jato de água na sua casa, assim mesmo ela é limpa e maravilhosa eu sou fã!!!! Obrigada pelo carinho.
      Beijocas.

      Excluir
    2. Obrigada Kelly, eu sou super fa aqui do seu espaco e claro, sua casa e simplesmente linda. Qualquer dia destes vou tomar coragem e mostar a saga de limpar o chao aqui de casa. Com excecao da cozinha e dos banheiros, e todo de madeira clara.....e aqui, nao sei porque ha muita poeira......os produtos e tecnicas de limpeza aqui nao sao as mesmas, mas de repente seria interessante como troca de conhecimento.....vou pensar...

      Excluir
    3. Nossa, Rose seria muito bacana termos essa troca...Adoraria conhecer a forma de cuidar da sua casa lindaaaaa!!! Aqui no Brasil as pessoas estão adotando muito esse tipo de piso de madeira, acredito que será sucesso absoluto. Pense mesmo, viu!!!
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi Kelly!

    Agora adicionei o link para seguir o meu blog hehe...

    http://acasinhadathamy.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. porcelanato é lindo, mais aff suja demais, eu tenho na minha cozinha e quando ele ta limpinho acho lindo, mais dai a 5 minutos eu olho de novo e vejo marcas e sujeira ai detesto. não sei pq mais o meu nunca consigo que ele fique limpinho por muito tempo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley
      Realmente a tarefa ainda é mais difícil quando falamos em manter limpo livre de marcas...Aqui em casa costumo andar de meia o que reduz e muito esse tipo de marcas. Outro fato importante são as gotas d'água que caem no chão, o segredo é passar imediatamente papel toalha pra não fazer essas tão temidas manchas. Acredito que na cozinha o porcelanato polido não seja muito indicado...por ser um local onde realizamos o preparo das refeições torna-se quase que impossível manter o dito cujo limpinho.
      Obrigada pela visita e volte sempre!!!!
      Beijocas.

      Excluir
  12. oi Kelly, adorei sua dica do cif, aqui em casa, ja usei duas vezes vinagre pra limpar o rejunte, confesso que limpa mesmo, maridão ate ficou surpreso com o resultado, da trabalho mesmo, ficar abaixada esfregando rejunte por rejunte não é mole não, mas no final fica excelente: único problema é que fica com um cheiro um pouquinho desagradável, vou testar sua receitinha, quem sabe me adapto melhor, bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla Amarilia
      Fico muito contente em saber que gostou da dica...Já usei o vinagre com o bicarbonato no rejunte, mas o resultado não foi tão bom quanto ao resultado que tive com o Cif.
      Obrigada pela visita e volte quando quiser.
      Beijocas.

      Excluir
    2. OBS: Usei somente o vinagre sem o bicarbonato, no meu caso caso foi otimo, tirando o cheiro no final, mas com certeza da próxima vez vou testar a receitinha, bjus

      http://realizandosonhovirtual.blogspot.com.br/

      Excluir
  13. Oi Kelly,
    Que dica maravilhosa!!! Estava procurando isso, o meu porcelanato é branquinho e eu estou numa neura com ele.. rsrs, obrigada!!!

    Beijinhos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suellen
      Hum...porcelanato branco é maravilhoso, mas não é fácil manter limpinho!!! Acredito que essa dica irá te ajudar muito.
      Beijocas.

      Excluir
  14. O porcelanato ficou novinho ,adorei o resultado!
    Eu fazia a limpeza assim,com água e detergente sem o cloro (medo mesmo de estragar),mais vou tentar!No rejunte,vinagre diluído e escovinha depois,cansa mais compensa.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack
      Vai com calma...faça o teste em uma pequena parte, dando certo complete a limpeza!!! Porcelanatos tem diferentes composições...
      Adorei a visita!!!!
      Beijocas.

      Excluir
  15. Oi Kelly, que dica boa, vou testar...
    Vi que ja comentaram aqui sobre o vinagre, eu usei somente vinagre nos rejuntes deixei agir por uns 5 minutos e esfreguei com uma escovinha, o resultado foi ótimo.

    Bjs...
    Me segue lá:
    http://kriandoedekorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nezilda
      As meninas aqui estão prendadas...Cada uma com sua receitinha poderosa!!!
      Em breve te farei uma visita!!!
      Obrigada participação.
      Beijocas.

      Excluir
  16. Oi Kelly, somente hoje descobri o seu blog, como perdi tempo rsrsr. Bom, vou ler as postagens antigas com calma, mas já adianto que adorei essa postagem referente ao porcelanato. Hoje no meu apto os quartos e sala são com piso laminado, então a limpeza é fácil. Agora na casa que estou construindo teremos porcelanato polido na sala e eu fico preocupada com a limpeza. Vou já anotar as suas dicas aqui na minha agenda.Obrigada por compartilhar. Abraços
    http://minhamaisnovacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Sônia
      Pra mim é uma grande felicidade poder ajudar!!! Sinta-se em casa em volte sempre.
      Hum...piso laminado deve ser tudo de bom, pois além de beleza me parece ser muito fácil manter a limpeza. Vc sentirá a diferença quando estiver cuidado do porcelanato!!!
      Beijocas.

      Excluir
  17. Oi coração,

    Estou passando aqui para te conhecer e conhecer esse espaço lindo =D

    Adorei tudo tudo por aqui , não pude deixar de te seguir !

    Caso você queira conhecer um pouco mais de mim, ficarei muito feliz =D

    Beijocas

    vidadaguidi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid
      Que bom que encontrou meu blog espero que ele possa te inspirar muito!!!
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Assim que puder te farei uma visita!!!
      Beijocas.

      Excluir
  18. Eu também sempre começo varrendo, mas queria comprar aquele aspirador sem fio, que parece com uma vassoura, para facilitar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina
      Eu tbm estava certa em adquirir um desses, mas fiquei sabendo que esse tal aspirador tem o tempo de energia para uso bem pequeno, logo é necessário recarregar. Isso me desestimulou a compra...
      Obrigada pela visita e volte quando quiser!!!!
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi Kelly
    Vi que você mora em Goiânia e eu morava nessa cidade linda antes de vir para a Itália!
    Nossa, teu piso ficou mesmo brilhando! Excelente explicação!
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia
      Que pena que não mora mais, adoraria te conhecer pessoalmente!!!
      Sou super fã das sua receitas!!!
      Beijocas.

      Excluir
  20. Oi Kelly, aqui o meu porcelanato é esmaltado, desde que passei cera nele, vi que está suuper escorregadio, mas brilhando! Agora, o rejunte é um problema, em todos os lugares, no chão ele tá encardido, já lavei e nada! No banheiro, parece que após cada lavada sai um pouquinho dele e vai ficando mais fundo! Não sei mais o que fazer!
    Daqui um tempo vamos ter que rejuntar tudo novamente....

    Parabéns pelo piso limpinho e lindão!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val
      Menina cuidado com a cera...ela deixa tudo muito liso e isso é muito perigoso!!!
      O rejunte aqui de casa melhorou muito depois de ter passado o Cif com a escovinha, mas para ficar bem limpinho foi necessário esfregar muito até o produto ir penetrando no rejunte. Obrigada pela visita!!!
      Beijocas.

      Excluir
  21. Oi Kelly! !! Oq vc usa como cloro? Pode ser alvejante tipo Qboa??? Nao sei se meu piso é polido, mas é mto parecido com o seu...

    ResponderExcluir
  22. Receba grátis e sem Compromisso orçamentos para sua construção e reforma: Serralheria, vidraçaria, telhado, elétrica, pintura, textura, forro, moveis planejados, jardinagem, pisos e muito mais. Entre agora em nosso site, Você compara os orçamentos economiza tempo e dinheiro sem sair de casa.
    www.mundodareforma.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Kelly,

    Adorei a dica... mas me tira uma curiosidade? quanto tem de largura a sua sala?
    Pois quero reformar uma casa que ganhei e acho que vai ficar bem parecida com a sua a porta e tal...
    Eu to com medo que fique estreito, mas se ficar igual a sua ta ótimo!
    Bjo

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia galera.Bom sou dona de casa igual á muitas,como estou construindo,estava pesquisando sobre 'porcelanatos' e encontrei este comentário.Bom o seguinte,porcelanato é um piso caro,bonito, e igual rosto de mulher,precisa de cuidados.Li muitos comenta rios aqui.Porém quero deixar um alerta!Tem muita dona de casa usando produtos muito abrasivos,para o piso,com alguns anos seu porcelanato pode perder o brilho.Então resolvi deixar uma dica que uso aqui em casa.1º passe a vassoura ou o aspirador o que desejar. 2º em 1 balde coloque água morna,bicabornato,vinagre de alcool e 5 gotas de detergente , 1( um) pano bem limpo para chão.Passe suavemente e deixe ali agindo por 2 minutos,e retire novamente. 3º troque a água e coloque 1 colher de amaciante.e passe novamente.Pronto!Você terá uma casa limpa e perfumada, e seu piso tera mais vida.Bom comigo funciona, espero que com vocês também!!!

    ResponderExcluir
  26. Bom dia galera.Bom sou dona de casa igual á muitas,como estou construindo,estava pesquisando sobre 'porcelanatos' e encontrei este comentário.Bom o seguinte,porcelanato é um piso caro,bonito, e igual rosto de mulher,precisa de cuidados.Li muitos comenta rios aqui.Porém quero deixar um alerta!Tem muita dona de casa usando produtos muito abrasivos,para o piso,com alguns anos seu porcelanato pode perder o brilho.Então resolvi deixar uma dica que uso aqui em casa.1º passe a vassoura ou o aspirador o que desejar. 2º em 1 balde coloque água morna,bicabornato,vinagre de alcool e 5 gotas de detergente , 1( um) pano bem limpo para chão.Passe suavemente e deixe ali agindo por 2 minutos,e retire novamente. 3º troque a água e coloque 1 colher de amaciante.e passe novamente.Pronto!Você terá uma casa limpa e perfumada, e seu piso tera mais vida.Bom comigo funciona, espero que com vocês também!!!

    ResponderExcluir
  27. Olha esta vendo outros post mas me deparei com o seu tmb tive a mesma ilusão no inicio do porcelanato, passei por varias experiências de produtos mas nenhuma delas era tão bom como o uso do CLORO até o dia em que meu marido chegou com um produto que o cliente deu para ele experimentar o produto importado que agora já se acha a venda no brasil LIMPADOR CONCENTRADO MULTIUSO AMWAY gente faço a mistura como indica na embalagem e coloco um pouquinho de cloro tipo umas 5 colheres esfrego to o piso e puxo com o rodo todo o produto e depois ja venho com um pano umido e limpo e pronto fica lindo brilhosooo e com um cheiro super diferente maravilhoso vale a pena vcs esperimentar.Eu amo. Bjs

    ResponderExcluir

Agradeço sua carinhosa visita, volte sempre!!!